Tendências para Aprendizagem Corporativa

Faz algum tempo que estou ensaiando para escrever mais sobre o tema que estou trabalhando, que é Aprendizagem Corporativa.

Atualmente estou desenvolvendo um trabalho de roteirização/designer instrucional para vídeos de treinamentos corporativos.

Trago nesse artigo algumas tendências que estou estou levando em consideração ao montar um treinamento online:

Fast-Learning Personalizado: Quem não gosta de uma interação rápida, de ter conteúdo que você acredita que foi feito para você? O Fast-learning, também conhecido como micro-learning, possibilita as empresas a criarem conteúdos mais rápidos, atrativos e personalizado.

Como é um conteúdo rápido, tem a possibilidade de segmentar o conteúdo para cada público e atingir com mais eficácia a aprendizagem.

Atendimento one-to-one: Muitas empresas estão migrando para o online, claro, mas o que não podemos perder é o contado “um a um” com os treinados.

Que o atendimento de qualidade é fundamental, isso você já sabe. Porém, muito além de oferecer um atendimento empático e humano, é preciso torná-lo único. Esse é o objetivo do atendimento one-to-one.

Se o seu colaborador tem dúvidas no treinamento ou não conseguiu absorver o conteúdo online, é essencial facilitar o agendamento de uma conversa ou tirar dúvidas. Mas como fazer isso? Através de um chat on-line, de um CTA “Tire suas dúvidas”. Isso fará que o colaborador fique mais receptivo com os treinamentos online.

Aprendizagem Móvel: A sua empresa disponibilizando ou não celular corporativo, o aumento do uso de dispositivos móveis já é uma realidade entre os consumidores de diversos produtos e serviços. Nos Treinamentos Corporativos isso não é diferente. Os colaboradores estão se adaptando a uma nova realidade e tem como essência o uso do celular. Isso significa que é cada vez mais normal o acesso a conteúdo de aprendizagem por meio de dispositivos móveis. Pense nisso quando for disponibilizar seus treinamentos online.

Pesquisa por voz: Seus colaboradores conseguem buscar conteúdos, para tirar dúvidas ou até mesmo se atualizar por voz? Sabia que é uma grande tendência para esse ano a pesquisa por voz? Isso mesmo. “Uma pesquisa mostra que mais de 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar celulares, para se orientar no trânsito, para fazer buscas na internet e para reproduzir música. E como esquecer das mensagens de voz? Mais de 90% dos brasileiros já enviaram alguma mensagem de voz usando o smartphone.” Isso se aplica também em plataformas de treinamento (Edtech ou LMS).

Experiência Memorável e única: Você já fez aquele treinamento que os colaboradores não se interessam ou pareceu “mais do mesmo” para eles? Isso ocorre, pois o treinamento não cria uma experiência memorável. É necessário trazer o dia a dia do colaborar, mostrar o sentido e a evolução que aquela aprendizagem vai trazer para a vida profissional dele, seus treinamentos devem gerar valor e não somente atingir métricas de acesso. A Experiência Memorável consiste na percepção geral que o colaborador tem sobre o seu treinamento como um todo, não se limitando apenas ao ensino, ele quer aprender algo.

Pílulas do Conhecimento: Em complemento ao fast-learming, as pílulas do conhecimento são conteúdos para gerar interação e compartilhamento de conhecimento com mais agilidade. É possível dividir assuntos e ensinar com foco em algum problema específico.

Inteligência Artificial: A IA pode ser usada de algumas formas na aprendizagem, quando o colaborador tem a possibilidade de procurar por assuntos e um robô o ajuda, também tem aquela aprendizagem por necessidade, o colaborador tem acesso a muitos treinamentos, mas a inteligência artificial recomenda os mais propícios para ele, igual a Netflix, mas claro, levando em consideração a performance de resultados dele na empresa.

Isso não é genial.

Gameficação: Agora imagina isso tudo compilado em um planejamento onde se tem gameficação. A gameficação tem o formado de ganhos de medalhas e incentivos, conforme o colaborador vai aumentando a sua assertividade no treinamento. Mas também dentro do próprio conteúdo existe a gameficação, deixar o colaborador interagir e decidir o rumo da aprendizagem. Esse tipo de conteúdo gameficado, gera muita interação e valor na aprendizagem.

Compartilhe comigo quais os pontos de aprendizagem, de comunicação, metodologia e tecnologia que você está utilizando atualmente.

Fontes:

http://bit.ly/3pIWlXV

http://bit.ly/3jey8Gz

 

Texto originalmente publicado no linkedin.

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